sexta-feira, 17 de janeiro de 2014


   "Na hora do sacrifício da tarde, levantei-me da mina humilhação, com as vestes e o manto já rasgados, me pus de joelhos, estendi as mão para o Senhor, meu Deus."  (Esdras 9.5).
   Existem alguns tipos de jejum que não trazem benefícios nem resultados.
   - Jejum Religioso
   - Jejum Desequilibrado
   - Jejum Mal-Intencionado
   - Jejum Egoísta
   - Jejum por pessoas que já morreram
   - Jejum em Pecado.
   1. Jejum Religioso
   Embora seja uma necessidade, o jejum nunca pode se tornar mero costume religioso. Este tipo de "jejum obrigatório", sendo realizado sempre nos mesmos dias e horários durante anos. Não traz resultados e funciona apenas como um sentimento de dever cumprido, muitas vezes feito para que outras pessoas vejam. Essa não é a finalidade do jejum, pois, quando bem aplicado, traz muitos benefícios para quem o realiza. Quando esta prática não resulta em nada, pode ser que esteja sendo feita mecanicamente: 
   "Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto como o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberm a recompensa.
   Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, com fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai que ve em secreto, te recompensará."  (Mateus 6.16-17).
   Obs.: Não bajulo ninguém, pois tudo o que faço. É para Deus e não para homens.

0 comentários :

Postar um comentário