Mais uma vez a Bíblia registra um jejum total de três dias para salvação de uma nação. Jonas foi enviado à grande cidade de Nínive, onde pregou para todo o povo, desde ao servo até ao rei, que se arrependeram de todos os males que vinham cometendo ao ouvirem as profecias de detruição de toda a cidade.
Fato curioso neste episódio é a determinação do rei dos ninivitas, que ouviu a Palavra de Deus, proclamando um jejum coletivo, onde nem os animais form excluídos do propósito.
A decisão dos ninivitas fez Deus mudar de opnião acerca da destruição daquele povo:
"os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de pano de saco, desde o maior até o menor. Chegou esta notícia ao rei de Nínive; ele levantou-se do seu trono, tirou de si as vestes reais, cobriu-se de pano de saco e assentou-se sobre cinza.
E fez-se proclamar e divulgar em Nínive: Por mandado do rei e seus grandes, nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem os levem ao pastor, nem bebam água; mas sejam cobertos de pano de saco, tanto os homens como os animais, e clamarão forteente a Deus; e se converterão, cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos. (...) Viu Deus o que fizeram e como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeudo mal que tinha dito que lhes faria e não o fez." (Jonas 3.5-10).
Obs.: Percebemos neste caso que o jejum não veio de Jonase sim do povo que necessitava de uma solução e como resposta Deus enviou o próprio Jonas para mostrar-lhes o caminho e com isso Deus os livrou da destruição. Deus ouve o clamor dos aflitos e com isso nos envia para mostrar a direção; logo de início Jonas desobedeceu a voz de Deus, e não quis cumprir a missão pela qual foi chamado. Porém, pela necessidade do povo, Deus os enviou. Deus poderia escolher qualquer outro, simplesmente pelo fato de ele ter desobedecido, porém, Deus mostrou quem é servo e quem é Senhor. Mesmo errando, ele de imediato se arrependeu e cumpriu com a missão que Deus o tinha chamado a executar.
Podemos ver através deste exemplo que Deus precisa de um corpo para poder espalhar a palavra dEle; pois está escrito: Ide e pregai o evangelho a toda criatura. Quano Ele fala: Ide, Ele fala com alguém; alguém que esteja disposto a ir a todo lugar, a qualquer hora, falar da palavra dEle a todas as pessoas. Seja essa pessoa!
Muito forte esse determinação desse rei que era incrédulo o poder do jejum aliado a fé move as mãos de Deus
ResponderExcluirÉ verdade se Jonas não tivesse obedecido ele ia pagar um preço caro pela destruição de mais de cento vinte mil homens,aí agente vê o amor é a misericórdia de Deus,mostrando o seu amor pela alma,amém
ResponderExcluirGlória a Deus para sempre Deus é o mesmo ontem hoje e Eternamente.
ResponderExcluirGloria Deus
ResponderExcluir😍 Uauuuu! Olha ai que bençãosssss! A unidade no mesmo propósito. O Eterno seja exaltado.
ResponderExcluir